Como Acessar Power BI Rest API Parte 1
Publicado em 1 de agosto de 2025
4 min. de Leitura
Esse é o primeiro post de 3 partes de como acessar o REST API do Power BI e os dashboard programaticamente para adicionar em alguma plataforma externa para visualização além da forma tradicional que é acessando o portal do power bi service da Microsoft.
Nesse primeiro artigo, discutiremos como configuramos o aplicativo no Microsoft Entra ID e as permissões necessárias para funcionamento das requisições Rest API.
Primeiramente o que é REST API ?
REST: é um estilo (ou conjunto de regras) para construir uma conversa entre um servidor e um cliente que efetua solicitação de algum serviço desejado.
Por exemplo, um app de clima, seu celular não tem a informação do cliente dentro dele, e para isso é preciso pedir de algum lugar essa informação, esse “lugar” é um servidor, e por meio de uma comunicação entre o aplicativo e o servidor denominada de API (Interface de Programação de Aplicações) que obtemos o que desejamos.
Como utilizamos a API do Power BI?
Para que possamos utilizar a API do Power BI precisamos de 3 itens:
- Um aplicativo no Microsoft Entra ID;
- Uma conta PRO do Power BI;
- E para utilizar em produção o Power BI REST API (Serviço Embedded A1 ou Fabric F2)
Caso deseja utilizar pelo Microsoft Fabric uma observação que abaixo da licença F64 a conta PRO do power bi é obrigatória. Conforme a documentação do link a seguir: https://learn.microsoft.com/en-us/power-bi/developer/embedded/embedded-capacity
Configurando o aplicativo no Microsoft Entra ID
Podemos realizar a configuração do aplicativo que precisamos para utilizar as rotas do Rest API através do Link a seguir: https://portal.azure.com/#home
Na página inicial encontramos o serviço do Azure Microsoft Entra ID, caso não apareça faça uma busca na barra de pesquisa que se encontra na barra de navegação superior.
Fonte da imagem: Própria.
Dentro do serviço do Microsoft Entra ID no menu do lado esquerdo procure por Manage (Administração), e no submenu o App registrations (Registro de aplicativos).
Fonte da imagem: Própria.
Na tela que abrir clique em novo registro e preencha as informações, necessárias, com nome do aplicativo desejado qual suporte que a conta irá ter, no nosso caso pode ser tenant único (single tenant). E se desejar uma URL de redirecionamento, que para nosso caso não será necessário.
Fonte da imagem: Própria.
Fonte da imagem: Própria.
Na parte de administração do aplicativo, acesse a opção Permissões da API (API permissions). Clique em adicionar permissão, procure por Microsoft Graph e der a permissão:
- User.Read.All
E depois procure por Power BI Service e de as permissões:
- Tenant.Read.All
- App.Read.All
- Capacity.Read.All
- Dataset.Read.All
- PaginatedReport.Read.All
- Report.Read.All
- Workspace.Read.All
Essas são as permissões básicas para leitura de workspace, dataset e relatórios páginados, se desejar pode adicionar outras permissões para demais utilidades. Algumas dessas permissões será necessário pedir para o administrador do domínio caso não seja você, que realize o consetimento.
Fonte da imagem: Própria.
Com isso finalizamos a primeira parte, para que possamos construir nosso aplicativo que irá embedar os dashboards do Power BI.
Referência:
https://learn.microsoft.com/pt-br/rest/api/power-bi/
https://www.sqlshack.com/how-to-access-power-bi-rest-apis-programmatically/